Emuladores de Super Nintendo

Bom galera, a maioria de vocês acredito que ja conheça como funciona os emuladores, porém tem bastante gente que ainda tem dificuldades ao mexer em um emulador e não sabem como rodar um jogo de Super Nintendo no computador. Por esse motivo estou fazendo esse post, além de fazer um breve tutorial sobre os emuladores de Super Nintendo, vou também disponibiliza-los para download, facilitando a vida de vocês. ^^
Eu Particularmente utilizo o Snes9X pois se você apertar a tecla TAB com ele você acelera o tempo do jogo, o que ajuda pra quem não tem muita paciência como eu !! kkkk

O que são Emuladores ?
Emuladores são programas que são usados como se fossem o console de vídeo game dentro do seu computador, com os emuladores você consegue jogar seus jogos que antes você só conseguia com o vídeo game.

Vou disponibilizar para vocês o download de dois emuladores de Super Nintendo, e um tutorial básico de cada um deles para quem não está conseguindo utiliza-los.

  • Tutorial:

Para iniciar uma rom vá até o menu “File” e clique em “Load game“, localize sua pasta de roms de snes e abra a rom desejada.

CONFIGURAÇÃO DE VÍDEO

No box “General“, você tem as seguintes opções:
Screenful  – roda os jogos em tela cheia, recomendo marcar esta caixa.
Bi-Linear mode 7 – recomendo marcar.
Show Frame Rate  – Exibe o número de quadros que esta rodando o jogo.
Stretch Image – Aumenta a imagem para o tamanho total do monitor, prefiro ativar esta opção.
No box “SNES Image” você tem itens relativos a efeitos GFX do snes, é altamente aconselhavel não mudar as
configurações de padrão.
Na caixa de “Display Configuration“, defina a resolução 800x600x16 (ou a que desejar)  e clique em set mode.
Na caixa “Output Image Processing” selecione a opção “Kreed’s Super2xSaI“, eu prefiro este, mas você pode testar outros e ver qual opção você acha que a imagem fica melhor.
Bom, é isso, as configurações para vídeo já estão prontas, vamos agora para a configuração de som.

CONFIGURAÇÃO DE ÁUDIO

Opções de áudio se dá no menu “Sound“.
Nós podemos escolher os parâmetros seguintes:
16 bit sound - Lhe permite codificar seu som em 16 bit, eu aconselho deixar marcado para você ter uma ótima qualidade de som.
Stereo – Logicamente permite ter um som estéreo, sempre mais agradável que do som mono.
Reverse Stereo – Inverter o canal direito e esquerdo do stéreo.
Interpolated  – Isso faz com que o emulador antecipe processamento de certas partes do som, obtendo um melhor desempenho.
Sync Sound - Cria o sinal de som em sincronia com o processador.

No item “Settings” você terá menus mais completos, mas isso não nos interessa no momento, os itens apresentados são os mais usados e necessários.

JOGANDO EM REDE

Para a sua felicidade o Snes9x tem suporte para jogar em Rede/Internet, é possível jogar em até 5 pessoas (1 servidor e 4 clientes).
Para você ser o servidor é só ir no item “Servidor” do menu “Netplay“. Quando você entrar neste item irá aparecer a seguinte mensagem: “Servidor“, aguardando cliente.” É só esperar que um colega (cliente) se conecte em você.
Para você ser o cliente vá em “Connect Servidor” também no menu “Netplay“. Digite o IP do servidor e clique em “Connect“, pronto, você já esta pronto pra jogar em grupo.
Atenção, a rom que vocês forem jogar devem ser da mesma versão.

Salvando: Para Salvar seus jogos é simples, apenas segure o Shift e aperta um das teclas Função.
Load Game: Apenas aperte uma das teclas Função do teclado que se possuir um save daquele jogo irá carregar a jogada.
O que são as teclas Função ? São as teclas F1, F2, F3, F4 e assim por diante.

  • Tutorial:

1º Passo – Extraia o Arquivo para a pasta criada.
2º Passo – Abra o arquivo Zsnesw, e aperte espaço para a tela inicial sair.
3º Passo – Coloque o seu emulador em tela cheia para isto:
Config > Vídeo
Escolha: 800×600 (ou uma outra que desejar) E clique em Set.
E depois aperte espaço para aceitar as modificações:
5º Passo –Clique em: Imput, para configurar os Controles.

Os controles você modifica no modo que achar melhor para isso clique no botão do controle e depois clique no teclado o botão correspondente.

6º Passo – O som, as configurações sonoras são simples, aqui vou ensinar somente a aumentar e diminuir o volume. Config > Sound e na barra volume level | ajusta a altura.

7 º Passo – O Jogo
Finalmente vamos a jogatina!
Antes de mais nada esta parte é necessário paciência, pois vocês terão de procurar a pasta onde está sua rom. Ainda não expliquei o que é uma rom? Rom é o arquivo que imita o cartucho pois bem vamos ao que interessa. Crie uma pasta dentro da pasta do zsnes com o nome Roms, depois baixe suas roms aqui no site para lá e as extraia lá mesmo.
Depois de ter extraído sua rom abra o zsnes. Game > Load
Note que no canto direito da sua tela há um menu:

Agora note bem a barra lateral vê que ela tem arquivos agora dentro destes arquivos vá procurando a pasta onde você salvou sua rom.
Encontrando sua rom clique em Load embaixo da tela, mas é importante você lembrar que você deve selecionar o arquivo .smc

Save e Load Game
O zsnes tem um sistema de save game excelente pois você pode salvar o jogo da onde parou, não precisar estar em um save point para isso, você pode estar jogando uma partida muito difícil no ISSSD [International Super Star Soccer Deluxe] e vencendo por 1 a 0 daí você salva o jogo ali, e se levar um gol você carrega um jogo salvo e continua o jogo 1 a 0.
Bom deixa de explicações e vamos aprender a salvar e dar load game.

1º: É bem simples, enquanto estiver jogando aperte > F2 no seu teclado para o jogo ser salvo, e para carregar um jogo salvo clique > F4.

Zsnes também possui um sistema muito bom para jogar os roms com outras pessoas na internet, Não vou explicar nesse post como jogar dessa maneira, mas pesquise no google Zbattle que você irá ver uma porção de tutoriais explicando detalhadamente como jogar Online.

Publicado em 27/05/2011, em Outros Posts e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Os comentários estão desativados.